O ano era 2007, eu tinha 20 anos de idade e nessa época algo incrível aconteceu: eu me tornei atendente de telemarketing e quero te contar como isso me ajudou.

Aprendizados em uma Época Difícil

Com 20 anos de idade, minhas motivações e desejos eram os mesmos de qualquer garoto da minha idade: comprar o primeiro carro, se divertir com os amigos e ganhar mais dinheiro. No entanto, não era simples. Mas eu aprendi três grandes lições que me ajudaram e que quero dividir com você.

Nessa época, eu havia acabado de sair de um emprego que havia me deixado algumas feridas. Eu conto isso no meu e-book “Venda Mais e Mude Sua Vida Agora”. Decidi recomeçar no telemarketing. Na época, existia um certo preconceito com a profissão, mas eu nunca me importei e topei o desafio. Foi minha primeira experiência com vendas dentro de uma empresa. Eu me sentava em uma PA (posto de atendimento) e passava seis horas do meu dia oferecendo produtos para uma determinada base de clientes.

Aqui tive minha primeira lição como atendente de telemarketing: eu não podia ter vergonha. Eu precisava ligar para um desconhecido e, em questão de segundos, convencê-lo a comprar. Quando dava certo, era incrível, mas na maioria das vezes, dava errado. Eu mal sabia que isso era normal em um processo de vendas e que minha conversão até que era boa. Eu fazia cerca de 100 ligações por dia, 600 por semana. Sem saber, fiz um enorme treinamento de cold call, método que me ajudou e ajuda muito até hoje para abrir alguns negócios. Atualmente, agradeço muito por ter tido essa oportunidade e faria minhas 600 ligações semanais novamente sem questionar.

E não acabou por aqui. Minha segunda lição foi a seguinte: certo dia, eu bati minha meta, subi no ranking de vendas mensal e ganhei meu prêmio, que seria uma boa comissão e uma caneca que ainda tenho até hoje escrita “quero mais”. Mas quando olhei para alguns colegas, que na época já eram pais de família, notei que eles não tinham batido a meta e que a equipe não havia performado e batido a sua meta global. Eu tinha ganhado naquele momento, mas a equipe não, e foi aí que entendi que ganhar sozinho não tem graça e que a maior satisfação vem de conquistar a vitória em equipe. Exercite isso e eu te garanto que essa conquista é muito melhor do que você imagina!

Essa xicara está comigo desde 2007

A Importância da Dedicação

Por fim, aprendi que as coisas levam tempo para dar certo e que não existem atalhos. Eu tinha meus sonhos, como comprar um carro ou ganhar mais dinheiro, mas ainda não estava preparado. Faltava-me conhecimento, repertório e, principalmente, a experiência que me levaria para outro nível. Foi aí que percebi que era a dedicação diária, as entregas diárias e a disciplina que me levariam em direção aos meus objetivos, no tempo certo. Não era tentar e ver se dava certo, era sobre tentar até dar certo! E foi exatamente o que eu fiz. Então faça acontecer de verdade que você colherá a recompensa.

Nada é por Acaso

Até hoje, utilizo com minhas equipes ou liderados diretos conceitos que aprendi no início da minha jornada em vendas como atendente de telemarketing. Isso me mostra que todo o caminho que percorri teve um significado, realmente não foi por acaso. Então, se você hoje está em um desafio e quer crescer, reflita sobre quais são as lições que esse desafio atual lhe reserva para que você possa aprender, evoluir e, certamente, repassar isso para outras pessoas ou equipes em um futuro próximo.

Divirta-se na jornada e não desista até o sucesso chegar!

Me fale se gostou nos comentários aqui.

Share on

1 comentário

  • Rodrigo Rosa julho 11, 2022 Responder

    Você poderia contar também da sua experiência com a primeira visita presencial de carro, o qual você não sabia dirigir, mas teve atitude e coragem para descer na baixada com um motorista do seu ex sogro e dirigir um carro que não era seu.

Enviar Comentário