Para sermos bons profissionais existem vários elementos e habilidades que precisamos desenvolver, os hard skills, soft skills e outros tantos elementos que por muitas vezes buscamos através de cursos, livros, faculdade e outras trilhas de conhecimento, mas, esse não é o único caminho, existe um caminho muito rico e cheio de bons exemplos para nós que é o esporte.
O esporte e sua fonte infinita de inspiração
Eu sou apaixonado por esportes, em especÃfico gosto muito de basquete e da NBA. Acredito que o esporte é uma fonte infinita de boas práticas para nos inspirarmos no dia a dia profissional e na vida como um todo.
Recentemente, li um livro chamado “Kobe Bryant: The Mamba Mentality” e não quero te explicar aqui a Mentalidade Mamba. Se você não conhece, vale buscar sobre o tema. Quero chamar sua atenção para outra coisa interessante.
Me impressionou como Kobe construiu um network incrÃvel e de uma maneira totalmente planejada. Ele se aproximou dos maiores Halls da Fama da NBA (o Hall da Fama é composto por atletas lendários e extremamente vencedores durante sua trajetória na liga), como Michael Jordan, Kareem Abdul-Jabbar, Magic Johnson, entre outros, e se desafiou a aprender algo com cada um deles para incrementar ainda mais seu jogo.
Não à toa, Kobe é tido por muitos como o maior da história após MJ. Trazendo esse aprendizado para nossa realidade, muitas vezes conhecemos pessoas incrÃveis que podem nos agregar muito, mas não temos a disciplina necessária para entender o que cada uma dessas pessoas pode nos ensinar para que possamos “incrementar o nosso jogo” e então nos tornarmos um profissional e pessoa melhor.
É muito importante saber identificar em nossos mentores as suas melhores caracterÃsticas, cultivar corretamente o network e fazer a leitura do que podemos extrair de bom de cada relação para que possamos evoluir continuamente. Somente assim conseguiremos evoluir de fato.
Kobe Bryant, por exemplo, não apenas admirava esses Ãcones do basquete, mas estudava suas técnicas, seus comportamentos e suas estratégias dentro e fora das quadras. Ele aplicava esses aprendizados em seu próprio desenvolvimento, tanto fÃsico quanto mental. Isso mostra a importância de estar aberto a aprender com os melhores em qualquer área, seja no esporte ou no ambiente corporativo.
A Mamba Mentality de Kobe Bryant é sobre estar comprometido com a excelência, ter uma ética de trabalho impecável e nunca parar de evoluir. No mundo corporativo, essa mentalidade pode ser aplicada de várias formas:
O esporte, especialmente o basquete e a trajetória de Kobe Bryant, nos oferece lições valiosas sobre como podemos nos desenvolver profissionalmente. Ao cultivar um network estratégico e aprender com os melhores, podemos incrementar nosso “jogo” e nos tornarmos profissionais mais completos e bem-sucedidos.
Fez sentido para você? Deixe seu comentário aqui. Se você gostou, me siga nas redes sociais para mais conteúdos inspiradores!